Estoque parado: veja como solucionar este problema e vender mais

0 Shares
0
0
0

Confira 7 dicas que poderão te ajudar a se livrar do estoque parado, desde a organização dos processos à famosa queima de estoque.

Muitos gerentes buscam alternativas para solucionar o problema de estoque parado em suas lojas de móveis. 

Isso porque, manter produtos guardados em um galpão também significa dinheiro parado, ou até mesmo prejuízo para o seu negócio.

Neste artigo, vamos explicar como você e sua equipe podem fazer uma boa gestão de estoque por meio de algumas dicas práticas. Confira!

A importância de uma boa gestão de estoque

A gestão de estoque está relacionada à forma como você rastreia e controla o estoque de sua empresa à medida que algo é comprado, fabricado, armazenado, usado e vendido. 

Ele governa todo o fluxo de mercadorias, equilibrando as  compras de móveis, armazenagem e entregas e garantindo que você sempre tenha as quantidades certas, do item certo, no local certo e na hora certa.

Contar com uma mercadoria que seja suficiente evita demoras, atrasos ou compras em excesso, surpresas pela falta de itens e possíveis sazonalidades de abastecimento. 

Resumindo: manter um estoque organizado é o que garante que uma empresa tenha controle sobre seus produtos. 

Podemos dizer que o estoque é um importante pilar na lucratividade de uma loja, sendo a diferença entre o lucro e o prejuízo.

Mas, mesmo diante de todos esses fatores,  o controle de estoque ainda é ignorado em muitas lojas de móveis. Seja pelo desconhecimento dos princípios básicos de uma boa administração, seja pela falta de interesse.

Caso a sua companhia  tenha falhado em algum momento e, agora, você esteja com uma quantidade grande de móveis parados, não se desespere! Seguindo algumas medidas simples, é possível resolver e melhorar essa situação.

Como solucionar o seu problema de estoque parado?

Temos 7 dicas que podem ajudar você a se livrar de seu estoque parado, indo da organização dos processos, à famosa queima de estoque e revisão das descrições dos produtos. Vamos às dicas:

1) Mantenha a disciplina e a organização

Todo gestor precisa de muita disciplina e organização para obter sucesso em sua loja de móveis. E quando falamos de estoque, esses fatores também são de extrema importância.

Com disciplina e organização é possível verificar constantemente quais produtos podem faltar e quais deles podem ficar estocados.

Assim, siga  alguns processos básicos, mas que tem total impacto no sucesso da sua loja, tais como:

  • Verificar a compra de produtos;
  • Conferir a chegada de mercadorias;
  • Ver a disponibilização dos móveis na loja;
  • Acompanhar as vendas que estão sendo realizadas;
  • Checar o estoque regularmente.

2) Busque entender porque o produto está parado

Entender quais os produtos possuem maior e menor rotatividade te ajudará a saber quais as peças que precisam de uma atenção especial em seu estoque parado. 

Você também pode analisar quais móveis estão estocados por mais tempo, tentando compreender melhor a razão disso. 

Verifique se o problema é o preço elevado, se o material é de baixa qualidade, as reclamações dos clientes e outras questões. 

Depois, tome uma ação a partir disso! Por exemplo: você pode criar campanhas promocionais específicas, dar bons descontos e tornar aquelas peças atraentes de novo.

3) Faça promoções

Fazer promoções é uma das medidas mais eficientes para vender produtos que estão parados no estoque. 

Um bom desconto em relação ao preço original, sempre atrai a atenção das pessoas, aumentando  suas chances de venda.

Mas faça as contas para que a sua promoção não te deixe no prejuízo! Afinal, o objetivo deve ser justamente o contrário: lucrar!

Outro ponto é determinar a promoção por um tempo limitado, para que seus clientes não se acostumem ao valor e a peça não perca a sua atratividade.

Investir em estratégias de divulgação pode ser uma ótima forma de atrair clientes, comunicando que sua loja fará uma liquidação por tempo limitado.

Assim, pense em como você pode atrair o seu público utilizando redes sociais, e-mails e banners, por exemplo.

Leia também: O que é presença digital e como usá-la a favor da sua loja de móveis

4) Ofereça peças combinadas

Outra estratégia muito eficaz é combinar um produto parado no estoque com outro que possui alta procura. 

Fazendo um “combo” com um preço promocional, o cliente se sentirá muito mais tentado a levar os dois produtos.

Assim, experimente associar produtos que estão estagnados em seu estoque a outros vendidos em sua loja mais facilmente. 

O preço promocional pode levar seu cliente a aproveitar essa oportunidade e você conseguirá desencalhar algumas peças! 

5) Conte com parceiros

Por trás de um negócio lucrativo, sempre existem bons parceiros. Neste momento, conte com fornecedores que possam renegociar as peças paradas por muito tempo em seu estoque, ou que até mesmo negociem a possibilidade de recompra dessas peças. 

Outro benefício de ter parceiros é que eles podem te ajudar a encontrar novas medidas de vender seus produtos parados. É provável que eles conheçam novas alternativas para diminuir o seu estoque. 

6) Crie outlets

Muitas lojas criam outlets virtuais ou físicos para acabar com o estoque parado. Essa pode ser uma alternativa para vender peças que sobraram em seu estoque, com descontos especiais. 

A própria palavra outlet já tem um ótimo potencial de atrair pessoas e fechar compras!

No entanto, essa deve ser uma estratégia bem pensada, para que não afete suas vendas. Isso porque alguns clientes podem deixar de comprar seus móveis esperando que, em breve, eles também estejam no outlet com um preço bem mais atrativo. 

Por isso, pense em um caminho que te ajude a reduzir o seu estoque, mas que não comprometa seus lucros com os outros produtos da loja.

7) Entenda o que o seu cliente busca

Entender o que motiva o cliente a comprar na sua loja de móveis é uma das melhores formas de tornar um produto interessante para ele. 

Por isso, entenda quais são as reais necessidades da sua persona e como você pode ajudá-la a solucionar essas questões. 

Percebendo as motivações de compra do seu consumidor, você pode repensar suas estratégias de venda, tendo muito mais chances de desencalhar uma peça do seu estoque. 

Perfil do consumidor imobiliário

Conheça o perfil das pessoas que estão comprando móveis residenciais em 2021. Clique no botão abaixo, preencha o formulário, faça o download grátis e confira.

BAIXAR | RELATÓRIO 2021

Desencalhe seu estoque e obtenha mais lucro!

Agora que você já sabe todos os problemas de ter um estoque parado e 7 passos para resolver essa situação, é importante que você faça uma boa gestão do estoque, para mantê-lo sempre em movimento! Assim, você evita que esse problema se repita no futuro.

Outra coisa importante é fugir de possíveis compras por impulso quando seu fornecedor oferecer preços irresistíveis. 

Lembre-se de que seguir um bom planejamento é a base para evitar que seus móveis fiquem parados e que você precise lidar com prejuízos no caixa. 

Sabemos que a gestão de uma loja de móveis envolve diversos desafios e esperamos que este conteúdo seja útil para que você tenha cada vez mais sucesso com as suas vendas! 

Um gestor de sucesso deve estar sempre antenado a tudo o que acontece na loja, pensando em como tomar as decisões certas em diversos âmbitos, desde o estoque aos próprios materiais das peças. 

E-book grátis

Além de seguir estas dicas, você também deve ficar atento sobre o tipo de material que pode ser mais adequado aos seus móveis, evitando assim que eles terminem parados no estoque! 

Quer saber mais? Clique na imagem abaixo, faça o download grátis e saiba mais!

diferencas entre mdp mdf estoque parado
Baixe agora o nosso E-BOOK GRÁTIS!

Leia mais: O que avaliar no momento de escolher um fornecedor para a loja de móveis?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like