Clientes exigentes: 5 dicas para você lidar com eles de forma assertiva e eficaz

O comportamento do consumidor mudou, aumentando o número de clientes exigentes no mercado.
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O comportamento do consumidor mudou, aumentando o número de clientes exigentes no mercado.

Atualmente, uma das coisas mais desafiadoras para os comerciantes e vendedores é saber como lidar com clientes exigentes, que parecem que nunca estão satisfeitos.

Pensando neste assunto, e na dificuldade que algumas equipes têm na hora de atender esse tipo de cliente, preparamos um artigo especial com 5 dicas para conquistar a confiança e a fidelidade dessas pessoas de forma assertiva e eficaz. Confira!

Mudança de comportamento X Clientes exigentes

Se antes uma pessoa comprava impulsivamente, agora ela pensa muito antes de adquirir novos compromissos financeiros. 

E isso é completamente compreensível, afinal, a sociedade mudou e, consequentemente, o comportamento do consumidor também.

Prova disso é o que revelou uma pesquisa realizada em 2018 pela Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), mostrando que 76% dos entrevistados não pretendem fazer financiamentos e 85% alteram seus padrões de consumo no curto prazo.

Além disso, os valores e a experiência oferecida por uma marca são tão importantes quanto a qualidade dos produtos e serviços que ela oferece. 

É o que aponta o relatório “State of the Connected Customer”, realizado pelo departamento de pesquisa da Salesforce para entender melhor como pensam e o que querem os clientes hiperconectados de hoje.

O consumidor brasileiro tem usado cada vez mais a internet como um aliado na hora de ir às compras. 

Isso porque é possível pesquisar previamente tudo sobre uma marca, serviço ou produto antes de adquiri-lo.

Em geral, pessoas e empresas se tornaram mais criteriosas na escolha de seus fornecedores, barganham o máximo que podem e adiam comprar tudo aquilo que consideram supérfluo.

O que fazer para lidar com clientes exigentes?

Antes de tudo uma equipe comercial precisa saber que o consumidor é um dos fundamentos da sua loja. Sem ele simplesmente não há vendas e, consequentemente, não há faturamento! 

Portanto, o êxito do seu negócio está intrinsecamente ligado ao sucesso do seu cliente. Assim fica bem claro a importância de saber lidar com aquelas pessoas que exigem mais atenção e produtos melhores.

Esse tipo de cenário pode facilmente colocar um vendedor na defensiva, tornando-o muito menos eficaz nas negociações.

Quando um cliente não parece estar satisfeito, é natural perder um pouco da motivação na hora de atendê-lo. 

Resistir exige uma estratégia para lidar com pessoas difíceis, autocontrole e capacidade de manter o poder no relacionamento. Ou seja, o profissional de vendas deve aprender quando ser duro e quando ser brando no conflito.

Com a atitude correta, e as etapas de ação, você pode navegar com eficácia por essas situações complicadas de clientes e sair ileso. Veja as dicas que separamos.

1) Saia da sua zona de conforto

Quando nos deparamos com clientes exigentes, é necessário ser hábil e motivado para superar as incertezas e desconfianças do comprador.

Só assim é possível transmitir segurança a quem avalia a possibilidade de compra e fazer com que o negócio se concretize. 

Por isso, “abandone” o conforto da sua loja ou escritório para conhecer as necessidades dos seus clientes sob a ótica deles.

Dessa forma você poderá ser atencioso de verdade e demonstrar interesse genuíno por ajudá-los. Não seja um simples “tirador de pedidos” que continua aguardando que os clientes voltem a ser ativos e complacentes.

2) Ouça com paciência

Ao lidar com clientes exigentes, o profissional de vendas não deve ser enérgico, afinal, isso tende a bloquear a negociação. Em vez disso, o ideal é ser suave, acolher com atenção e deixá-lo falar sobre suas dores e necessidades. 

Lembre-se de que esse tipo de comportamento demonstra uma certa carência, o que dá um pouco mais de “poder” na hora de negociar. Ao ouvir os desabafos de alguém, você tem a oportunidade de demonstrar empatia e, assim, construir uma relação de confiança.

3) Demonstre empatia

E empatia é algo tão importante, que merece um destaque especial. É possível demonstrar empatia por meio do contato visual, da linguagem corporal e de pequenas pistas verbais que mostram envolvimento e preocupação.

Por ser empático e sintonizado, você consegue deixar claro que entende as preocupações do cliente e demonstra que ele está sendo compreendido.

4) Seja honesto com seu cliente

É possível que você se depare com clientes tão exigentes que conhecem seu produto ou serviço tão bem quanto você. Se você quer efetivar uma venda e deixá-lo feliz, é necessário saber se realmente a sua empresa tem todos os recursos que ele deseja.

Se diante do processo de negociação você perceber que não é possível ajudá-lo da melhor maneira possível, reconheça suas limitações e deixe isso claro para o seu consumidor. Caso seja necessário e queira “ganhar” alguns pontinhos com ele, indique-o para outro lugar, mesmo que seja seu concorrente. Acredite: essa honestidade será vista como um valor pelas pessoas!

5) Não leve para o lado pessoal

Ao lidar com um consumidor exigente, lembre-se que se trata de um problema de negócios, e não de algo pessoal. Se você sentir que está sendo atacado em um nível pessoal, isso pode levá-lo a se defender e se afastar do problema em questão.

Nessas situações é essencial traçar estratégias para se ater aos fatos e permanecer firme com eles. Tendo isso em mente, é possível ignorar qualquer tipo de ataque pessoal, controlar a conversa, falar sobre as vantagens do seu produto ou serviço e, quem sabe, romper com qualquer tipo de resistência inicial!

Por fim, lembre-se sempre que estão interagindo com seres humanos. Portanto, seja diplomático e, principalmente, confie que a sua empresa oferece algo de qualidade.

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E para lidar com clientes exigentes, é essencial fazer uma gestão de sucesso e manter o bom funcionamento, faturamento e crescimento de uma loja.

No entanto, essa pode ser uma tarefa desafiadora e muitas empresas enfrentam dificuldades relacionadas à administração de suas empresas.

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