Como montar um e-commerce: transformando sua loja física em virtual

Conectar-se com o universo online como estratégia de vendas nunca foi tão necessário. Transformar sua loja física em um e-commerce é o primeiro passo para converter vendas de forma simples e lucrativa.
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Você deseja saber como montar um e-commerce para sua loja de móveis?

Nunca foi tão necessário estar integrado no universo das vendas online, por esse motivo, no conteúdo de hoje, vamos te mostrar como montar um e-commerce, apresentando informações valiosas que irão te ajudar a colocar essa ideia em prática.

Dessa forma, você poderá expandir seu canal de vendas, ampliar o alcance da sua marca e trabalhar com estratégias diferentes para lucrar mais.

Continue lendo para acompanhar!

O e-commerce em tempos de pandemia

O segmento de e-commerce foi sem dúvidas um dos nichos que mais se desenvolveram durante o período de pandemia, alcançando números extremamente expressivos.

Segundo pesquisa do Mastercard SpendingPulse, o comércio eletrônico brasileiro cresceu 75% em 2020.  

Em paralelo, de acordo com levantamento da Neotrust, houve um aumento de 57,4% nas vendas online durante o primeiro trimestre de 2021, representando cerca de 78,5 milhões de compras.

Esses resultados mostram que algumas mudanças de comportamento do consumidor vieram para ficar, e que o hábito de adquirir produtos pela internet não se limita apenas ao contexto pandêmico.

Em outras palavras, podemos afirmar que estamos diante de um mercado com um potencial enorme de vendas. Ou seja, chegou a hora de agir!

Como montar um e-commerce em 6 passos simples

Pense em seu público

No mundo atual, o consumidor está presente em diferentes canais de venda, contemplando tanto os espaços físicos convencionais quanto as plataformas online.

Para dar o primeiro passo, será necessário realizar pesquisas e analisar os dados obtidos para compreender o que o seu público está buscando.

Dessa forma, você terá em mãos informações suficientes para começar a elaborar o seu e-commerce, definindo a proposta, produtos e o modelo de negócio que sua loja virtual irá seguir.

Tenha um domínio

Essa é uma etapa imprescindível e que você deve concluir o quanto antes, afinal, estamos falando do seu futuro endereço na internet! 

No site registro.br, você tem acesso a informações detalhadas sobre como adquirir um domínio de maneira intuitiva. Não deixe de salvar esse link para visitar após terminar este artigo!

Escolha a estrutura do seu e-commerce

Agora, você deve começar a pensar na estrutura total da sua loja virtual.  Para fazer isso, responda algumas perguntas relevantes, como por exemplo:

  • Quais categorias estarão presentes? 
  • Quais serão as cores de cada página?
  • Quais informações não podem ficar de fora?
  • Quais estratégias serão usadas na descrição dos produtos?
  • Quais imagens serão utilizadas ou deverão ser produzidas?

Esses são apenas alguns exemplos de questões que você deve levar em consideração para montar o seu e-commerce. Estamos falando de tópicos que farão toda a diferença na hora de oferecer uma melhor experiência de usuário para o seu visitante.

Defina os métodos de pagamento

Oferecer formas variadas de pagamento também será um diferencial importante para sua loja online.

O lado bom é que a maioria das plataformas já possui integração com os principais meios de transação atuais, como PagSeguro, Mercado Pago, cartão de crédito e o boleto bancário.

No entanto, ferramentas como o PIX também devem estar inseridas em seu e-commerce, afinal, essa solução conta com as taxas mais baixas e vem sendo cada vez mais utilizada pelos brasileiros.

Leia mais: Fluxo de caixa em loja de móveis: o que fazer em tempos de crise

Defina opções estratégicas de frete

O frete é um ponto primordial que influencia diretamente na conclusão de uma venda online, sendo muitas vezes o principal responsável por boa parte dos abandonos de carrinho.

Por isso, é importante ser capaz de oferecer opções de entrega realmente atrativas, equilibrando preço e prazo para não desmotivar o seu cliente.

Nesses casos, é indispensável buscar por parceiros confiáveis e flexíveis, principalmente no setor de varejo de móveis, que contam com entregas maiores e mais pesadas.

Tente entrar em contato com transportadoras e busque por referências, dessa forma, além de definir valores mais competitivos, você também poderá expandir seu alcance de envio.

Ofereça atendimento ao cliente

Para cumprir com a legislação, será necessário oferecer, ao menos, um canal de atendimento oficial com o seu cliente. 

Com isso, seus visitantes vão enxergar seu e-commerce com mais credibilidade e segurança, aumentando as chances de venda e proporcionando uma experiência mais completa para o consumidor.

É possível, por exemplo, elaborar uma página de contato que esteja integrada com o e-mail da sua loja, isso permitirá que você centralize todas as solicitações de ajuda em um só lugar.

Também é possível inserir alguma ferramenta de chat online para que o cliente possa realizar solicitações de maneira mais dinâmica e interativa. 

As redes sociais como aliadas do seu e-commerce

É preciso ter em mente que as redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp, podem se tornar excelentes aliadas para potencializar seus resultados.

Trabalhando em conjunto com essas plataformas, você poderá ter um contato mais próximo com o seu cliente, realizando atendimentos, tirando dúvidas e, muitas vezes, fechando mais vendas. 

Para se ter uma ideia, temos alguns clientes cujo faturamento por meio de redes sociais representa de 7% a 20%. Então, esse é um canal que, quando integrado a sua loja virtual, pode e deve ser muito bem aproveitado!

Chegou a hora de adentrar nesse mercado

Seguindo todas essas dicas, você estará pronto para montar o seu e-commerce e estabelecer de vez a sua presença digital!

E se você chegou até aqui, e tem interesse em adquirir materiais que possam contribuir para o crescimento da sua empresa, não deixe de conferir o ebook Marketing sensorial: como pode ajudar a sua loja de móveis a vender mais.

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