Omnichannel e multichannel são a mesma coisa? Veja as diferenças e atualize o seu negócio!

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Omnichannel e multichannel são estratégias qu’e todo lojista precisa conhecer

No mundo atual, os clientes prezam pela oportunidade de interagir com as empresas em diferentes canais de venda. Por esse motivo, a adesão ao omnichannel e multichannel vem sendo cada vez mais presente no mercado.

Trata-se de uma estratégia capaz de oferecer uma experiência muito mais personalizada para o público-alvo da sua loja de móveis, por isso, neste artigo, você descobrirá quais são as principais diferenças entre esses dois conceitos, adquirindo conhecimento suficiente para manter seu negócio atualizado.

Omnichannel e Multichannel: tem diferença?

Existem diversos debates em relação às reais características dessas duas abordagens, afinal, é bastante comum que esses termos sejam utilizados de maneira intercambiável.

No entanto, apesar de terem definições parecidas, o omnichannel e o multichannel apresentam particularidades que os tornam consideravelmente diferentes. Vamos abordar esse assunto com mais detalhes nos próximos tópicos.

Multichannel: afinal, o que é?

Como o próprio nome já aponta, multichannel é a definição da estratégia que coloca uma mesma empresa para estar presente em múltiplos canais, oferecendo diversas possibilidades para atingir os consumidores em diferentes ambientes.

Em outras palavras, para adotar o modelo multichannel, é necessário contar com duas ou mais opções de plataformas que permitam interações com o cliente. A partir daí, a empresa terá que desenvolver estratégias personalizadas para cada contexto. 

E o omnichannel?

Diferente do multichannel, o omnichannel busca garantir que todos os canais ofereçam uma experiência integrada, centralizando aspectos como estoque, vendas, atendimento e compartilhamento de dados para garantir uma abordagem única.

Por meio do omnichannel, você poderá oferecer uma experiência de usuário sólida e constante em todas as plataformas. Para que você possa entender o potencial dessa estratégia, imagine a seguinte situação:

Um cliente visita a sua loja e decide adquirir um produto. Porém, ao mesmo tempo, um outro consumidor acessa o site e realiza a compra de um item igual. 

O grande problema é que só havia uma unidade desse produto em seu estoque, e infelizmente o seu sistema não foi capaz de dar baixa de maneira automática. 

O resultado? Algum cliente acabou tendo que sair insatisfeito e sem a mercadoria que desejava.

Essa confusão só aconteceu porque os dois canais de venda estavam operando de maneira independente. Do contrário, a partir do momento em que o consumidor realizasse a compra online, o estoque do seu produto seria atualizado automaticamente.

Viu só como uma integração plena entre diferentes canais pode te ajudar? E esse foi apenas um exemplo, afinal, situações assim podem acontecer em diferentes cenários.

Em resumo:

  • No multichannel: os canais não são integrados, e funcionam de maneira independente e segmentada.
  • No omnichannel: os canais são totalmente integrados para oferecer uma experiência mais consistente para o cliente, contemplando todos os setores.

Qual estratégia é a mais indicada para uma loja de móveis?

Agora que você já sabe a diferença entre omnichannel e multichannel, chegou a hora de escolher a melhor estratégia para colocar em prática na sua empresa.

Para fazer isso, procure identificar qual delas se aplica melhor à realidade da sua loja, levando em conta a proposta da sua empresa e a rotina de trabalho dos seus colaboradores.

Lojas com estruturas menores, por exemplo, podem aproveitar todas as possibilidades do multichannel para expandir o alcance e atrair novos consumidores. Trata-se de uma alternativa indicada para quem deseja dar o primeiro passo rumo à presença digital

Por outro lado, se a sua loja conta com diferentes canais de venda, ou se você deseja oferecer uma experiência mais completa e atualizada para o seu cliente, o omnichannel é a opção mais indicada.

Confira abaixo algumas estratégias de multichannel e omnichannel para você colocar em prática já! 

Multichannel: entenda seu público-alvo e escolha as plataformas certas

Entender os aspectos relacionados ao comportamento do seu consumidor é o primeiro passo para quem deseja investir em uma estratégia multichannel.

Por esse motivo, procure fazer uma análise completa sobre a relação do seu cliente perante sua empresa, considerando tanto as preferências de interação quanto seus hábitos de consumo.

Para colocar isso em prática, será necessário obter e examinar alguns dados importantes, você pode fazer isso por meio do seu histórico de compras, ou elaborando uma pesquisa direta com seus clientes.

Confira algumas informações importantes que você precisa ter em mãos: 

  • Qual é a faixa etária do seu público?
  • Seus clientes consomem mais em loja física ou virtual?
  • Qual é o ticket médio?
  • Quais são as redes sociais mais utilizadas por eles?
  • Quais produtos o seu consumidor costuma comprar pela internet?

A partir daí, você saberá onde o seu público está, e terá informações suficientes para escolher as plataformas que serão mais eficazes em sua estratégia.

Por exemplo, se o seu público costuma realizar compras pela internet, é sinal de que você deve montar um e-commerce.

Seus consumidores acessam muito o Instagram e o WhatsApp? Então você pode utilizar essas redes sociais para potencializar suas vendas e facilitar a comunicação.

Assim, você será capaz de alcançar os clientes certos, nos momentos certos e nos locais certos.

Leia também: Consumidor online: entenda os principais hábitos dos seus clientes

Omnichannel: promova uma experiência unificada e otimizada

Se você já conta com diversos canais de venda e comunicação, mas deseja aprimorar a experiência do seu cliente, então chegou a hora de apostar no omnichannel.

A ideia aqui é integrar todo o ecossistema da sua empresa de maneira única, permitindo que sua loja física, seu e-commerce e suas redes sociais estejam alinhadas em todos os âmbitos.

No contexto organizacional, o omnichannel contribui para que você diminua as chances de erros e incongruências entre a loja física e a virtual, como no exemplo citado anteriormente neste artigo. 

Dessa forma, você terá um estoque organizado, unificado e atualizado de maneira mútua, independentemente se o produto for vendido de maneira direta no estabelecimento, ou pela internet.

Em paralelo, essa estratégia também contribui para oferecer uma comunicação inteligente, dinâmica e eficaz para o seu público-alvo, deixando sua base de clientes totalmente satisfeita e proporcionando mais credibilidade para o seu negócio.

Contratar um sistema de gestão ou uma plataforma que permita essas integrações é uma alternativa interessante para quem deseja dar o primeiro passo rumo ao omnichannel. Lembre-se que estamos falando de um investimento em tecnologia, capaz de ser convertido em um ROI excelente para sua empresa.

Se atualize!

Esperamos que tenha gostado deste artigo. Apostando no multichannel e no omnichannel, você poderá manter sua loja de móveis atualizada com o que há de mais moderno no mercado moveleiro, conquistando resultados expressivos sem correr o risco de ficar para trás.

E se você chegou até aqui, e tem interesse em adquirir materiais que possam contribuir para o crescimento da sua empresa, não deixe de conferir o ebook “Marketing sensorial: como pode ajudar a sua loja de móveis a vender mais”.

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