Equipe motivada: como estimular seu time de vendas

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Uma equipe motivada é a receita perfeita para levar os resultados da sua empresa para o próximo nível.

Seu negócio depende de um time de vendas para funcionar? Então saiba que manter sua equipe motivada é uma atitude imprescindível para quem busca bons resultados.

Por isso, preparamos este artigo para te mostrar diversas estratégias que vão te ajudar a estimular o seu time todos os dias.

São dicas valiosas e totalmente compatíveis com o segmento de venda de móveis, por esse motivo, não deixe de ler até o final!

Dando o primeiro passo:

Quando falamos de treinamento comercial, é natural imaginarmos grandes eventos em anfiteatros, com palestrantes famosos e personalidades que são referências no mercado.  

Esse tipo de evento realmente é uma grande experiência para diversos profissionais, porém, quando entramos na seara da viabilidade, notamos que montar um treinamento desse tipo se mostra uma possibilidade muito distante para a maioria das empresas. 

No entanto, isso não impede que organizações menores invistam em métodos eficazes e acessíveis para manter a equipe motivada e atualizada.

Mas antes de iniciar esse tipo de atividade, é necessário estar a par dos objetivos da sua empresa e da situação atual dos seus colaboradores.

  • Sua loja precisa recuperar clientes? Aumentar o número de vendas? Conquistar novos públicos? 
  • Seu time precisa estar mais entrosado? Produtivo? Consciente?

Ao levantar esses questionamentos, você terá uma visão mais ampla dos principais gargalos que o seu negócio está enfrentando hoje. A partir daí, será possível colocar em prática as dicas que apresentaremos a seguir. 

5 dicas para manter sua equipe motivada 

Agora que você já sabe quais são os principais pontos de melhoria da sua empresa, chegou a hora de conferir algumas dicas que separamos para que você possa estimular seu time diariamente.

1. Tenha clareza e objetividade na hora de definir metas

É preciso ter bastante cuidado na elaboração das metas, afinal, elas podem tanto motivar o seu time quanto causar um efeito contrário

Por isso, para garantir metas bem definidas, procure distribuí-las em duas vertentes: objetivo geral (para toda equipe) e objetivos individuais (para cada funcionário).

Dessa forma, sua equipe perceberá que faz parte de uma missão maior, e cada funcionário será capaz de identificar a importância do seu papel.

Além do mais, também é recomendado que você apresente metas que tenham prazos viáveis e realistas, assim, sua equipe não se sentirá pressionada na hora de executar as ações, garantindo mais produtividade e evitando frustrações.

2. Faça reuniões frequentes com seu time 

Se você quer manter sua equipe motivada, procure separar um período da sua semana para promover uma reunião com todo o time.

Nessa reunião, apresente resultados, coloque-se à disposição para tirar dúvidas, compartilhe novidades e mostre quais são as perspectivas do seu negócio para os próximos tempos.

Além de estimular o engajamento, esses encontros frequentes também são muito indicados para elaborar estratégias, identificar os objetivos e manter todos os colaboradores alinhados.

3. Invista em treinamentos e deixe sua equipe motivada

Ao investir em treinamentos, você estará mostrando para os funcionários que sua empresa se importa com a evolução de cada membro do time de vendas.

Essa atitude também ajuda a potencializar as habilidades de cada colaborador, que poderão aplicar tudo que aprenderam no dia a dia da sua organização.

Para colocar isso em prática, você pode adquirir cursos e treinamentos (online ou presenciais) que estejam de acordo com as demandas da sua loja de móveis. 

Atualmente, existem diversos materiais disponíveis sobre o mercado moveleiro. Ao realizar uma pesquisa na internet, você será capaz de encontrar conteúdos ricos que irão te ajudar a estimular seus vendedores.

Também é possível contar com a ajuda de empresas como a Colibri, que além de prestar um atendimento completo durante as compras em atacado de móveis, também oferece parcerias que contribuem para que o lojista promova uma gestão de sucesso.

Leia também: Clientes exigentes: 5 dicas para você lidar com eles de forma assertiva e eficaz

4. Demonstre confiança em sua equipe

Estar a par de tudo o que acontece em sua loja é realmente imprescindível. No entanto, é preciso tomar muito cuidado para não transmitir uma sensação de insegurança.

Lembre-se que cada colaborador precisa ter suas responsabilidades bem definidas. Com isso em mente, é importante que o gestor demonstre confiança em cada um dos funcionários, evitando indagações constantes ou interrupções ao longo da jornada de trabalho.

Claro que, em alguns contextos, intervenções e questionamentos podem se mostrar necessários, principalmente quando alguma situação acaba saindo do controle.

Porém, no dia a dia, é muito importante deixar que cada colaborador trabalhe com mais liberdade (sempre respeitando os limites estabelecidos pela organização).

5. Procure identificar o que desmotiva seus colaboradores

O diálogo aberto sempre será um aliado importantíssimo para o sucesso de uma empresa. Por isso, busque estabelecer uma conversa sincera com cada um dos funcionários, de maneira confortável, discreta e, de preferência, em particular.

Dessa forma, você conseguirá informações valiosas que, muitas vezes, por conta de timidez ou medo, não são compartilhadas em público pelos colaboradores.

A partir daí, você poderá utilizá-las como base para proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável para todos.

Contar com uma equipe motivada é um dos principais pilares para o sucesso de uma loja de móveis. Por conta disso, não deixe de seguir essas dicas e invista em estratégias e atitudes para estimular seus colaboradores.

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